Hoje o Corinthians inicia mais uma tentativa de ganhar a tão sonhada Copa Libertadores da América, o time tem como base o mesmo grupo do ano passado, apenas com a ausência de seu ex-capitão o zagueiro Willian que se aposentou, função agora que pertence a Ronaldo, o fenômeno.
Fico me perguntando se o Ronaldo realmente é o líder em campo capaz de orientar e organizar a equipe da melhor forma possível, e a reposta que sempre encontro é que sim, pois ele tem experiência, passou por muita coisa em sua carreira futebolística, tanto em situações boas como em ruins, tem carisma e exerce uma grande influencia sobre o grupo, todos o admiram e o respeitam, e quando as coisas não dão certo, assume as responsabilidades tanto suas quanto as do grupo.
Temos exemplos de lideres em nossa vida o tempo inteiro, seja no trabalho, na escola, nos grupos que freqüentamos e até nas rodas de amigos, o verdadeiro líder se destaca naturalmente, é fácil identificá-los. Eu por exemplo nas turmas que dou aula ou nas equipes que comandei, identifiquei com certa facilidade os líderes desses grupos e acho que assim deveria ser.
A liderança não pode ser comprada, você não consegue ser líder se não tiver o respeito de seus liderados, eles podem concordar com você, mas no fundo não se dedicarão de verdade. A os casos onde o líder gerencia com ameaças e terror que ele não assume, sempre terá um “Big Brother” ou um “Homem” te observando e te fiscalizando. Isso não é liderança.
Acredito que devemos localizar e respeitar os verdadeiros líderes, e se no fundo também formos um líder devemos ter sabedoria e inteligência para liderar.
E que o Corinthians vença esta noite.
Ainda assim...
...A Mercedes Benz na fórmula 1 confirma que Michael Schumacher ficava enjoado no simulador do carro...
... Maurício foi eliminado do BBB 11 por pouca diferença...
“Qualquer um que conduza uma discussão apelando para a autoridade não está usando sua inteligência; está usando apenas a sua memória”
Leonardo da Vinci – artista e cientista italiano (1425 – 1519)
Comentários
Edson
Comentários a parte 1: Flamengo ganhou a copinha depois de 20 anos.
2: Com este título, a presidente disse que eles serão a base do time principal. Essa liderança eu questiono.
3: O campeonato é a copa são paulo, mas os paulistas decepcionaram, sairam antes da semi. Final - FLAMENGO 2 x BAHIA 1
no mais é isso e vai curintia...
Gostei do post, com exceção da citação referente ao Corinthians... rsrsrsrs
Resumindo a liderança conquistada por reconhecimento e adimiração dos comandados é a mais saudavel tanto para o camandado quanto para o comandante.
A liderença sobre pressão faz com que o camandado sempre sinta - se ameaçado e sem tranquilidade para trabalhar e consultar o comandante fazendo com que o comandante seja sempre o ultimo a saber.