Futsal - Mudou Novamente



O futsal é o esporte criado no Brasil, e assim um dos mais praticados por aqui, porém vive uma eterna crise de identidade, pois têm mudanças de regra todos os anos.

Isso é uma discussão interessante, pois no futebol de campo é quase unanimidade que algumas regras precisam ser revistas, pois a última grande alteração foi em 1994, que foi a questão do recuo para o goleiro, desde então não se mexeu mais nas regras.

Porém no futsal entra ano e sai ano alguma coisa muda, para quem trabalha ou joga com adultos a adaptação é mais fácil, porém quem trabalha nas escolas com a educação física ou com formação esportiva tendo o seu público crianças, essas mudanças causam uma confusão na cabeça delas que é prejudicial ao seu desenvolvimento no esporte.

Daí vem à discussão sobre qual o motivo de o futsal não ser um esporte olímpico, acredito que uma das razões seja exatamente essa, uma identidade, regras que não mudem. Por exemplo, até o Badminton e o BMX (modalidade de ciclismo) estiveram em Beijin 2008. O Brasil está fazendo um grande lobby para ter a modalidade em 2016, não apenas como demonstração, mas sim com modalidade oficial, mas para isso é importante estabilizar e congelar as regras.

As principais mudanças que ocorreram se referem ao goleiro, onde ele não poderá mais tocar com os pés fora da área em seu campo de defesa, apenas no campo de ataque e se for após o tiro de meta ele não pode receber em qualquer lugar da quadra até que a bola toque em um adversário. Outras mudanças, o lateral pode ser cobrado em até 25 cm atrás da linha demarcatória, não mais com a bola em cima da linha. Também o chute de saída de bola para valer o gol tem que tocar em outro jogador, não pode ser mais direto. E para finalizar até o ano passado vigorava que após um chute e o tempo acabar o lance também acabava, agora tem que esperar a finalização da bola.

Nos próximos dias a Federação Paulista de Futsal realizará uma reciclagem com árbitros e representantes, e assim que tivermos mais novidades ou outras interpretações, falaremos aqui.

Ainda assim...

... Liedson estréia com dois gols e muita mobilidade, coisa que o ataque do Corinthians não via há muito tempo...

... Felipe Massa inicia a segunda rodada de testes na frente em Jerez de La Frontera – Espanha...

“Espera-se que você pratique o bem, e não, que apresente desculpas.”
Ralph Emerson

Comentários

Nei disse…
Professor sobre o futsal, achu q essas mudanças são para o bem do esporte, pois o uso do goleiro vem acabando com a base do futsal, pois o time q possui um bom goleiro q joga com o pé acaba jogando em função dele e com isso os jogadores acabam ficando refem disso e naum desenvolvem a mobilidade do jogo......achu tambem que isso naum atrapalha o futsal para ser um esporte olimpico, pois o volei sempre esta mudando suas regras e continua na olimpiada, ja q as mudanças são para melhorar o espetaculo, assim como em outros esportes.....achu q é politicagem e jogo de interesses....

mas enfim agora no futsal naum vai ter como alguns times se esconderem atras de seus goleiros.....

abraçuuuuuuu
soueuquetoaki disse…
Com certeza o professor fica perdido na hora de ensinar o esporte. e o aluno quando começa a disputar algum campeonato mais ainda. mudanças as vezes são necessarias, como no futebol, mas o futsal não precisava mais, pelo menos não dessa proporção. uma mudança como essa não favorece em nada a prática.
Dani Capellato disse…
essas novas regras do futsal me deixam louca! que seja pela última vez.... será?? duviiido!!! valeu Fá.. bjooo
Bia disse…
Mas Fá... vc ainda não me explicou aonde que entra o carinha vestido de preto!!! Hahaha.
Acho muito legal essa forma de "distribuição" e partilha do conhecimento... Pena que nem todos pensam assim.
Wolney disse…
Além das regras mudarem todos os anos, elas não são nada simples. Goleiro só tocar na bola no campo de ataque, ou depois do tiro de meta só após tocar em um adversário?? Ô coisa complicada!!! Deveria ser como a 20 anos atrás, lugar de goleiro é dentro da área! :D :D

Abs

Wolney