Especialização Precoce Nos Esportes


Hoje aqui no Blog um tema muito polêmico no meio esportivo, que é a especialização precoce das crianças em qualquer modalidade esportiva.

Procurarei não ser muito técnico, mas o que vejo hoje com a experiência de quem trabalha no meio esportivo há 16 anos, tanto na área privada quanto pública, é que a cada vez mais cobramos de nossas crianças a especialização em alguns esportes. 

Não é raro ver crianças com poucos anos de idade, serem campeãs disso ou daquilo, dividindo o seu dia com uma rígida rotina de treinamentos e os estudos, isso quando a escola  não fica em segundo plano, e estes também deixam de crescer como uma criança, sendo  privados de brincadeiras, diversões  e até mesmo ficar sem fazer nada.

 Uma coisa que me incomoda muito é ver os pais querendo que seus filhos sejam o que eles não conseguiram ser, transferindo assim suas frustrações e desejos para seus filhos, e o pior é a cobrança que estes sofrem da família, amigos e a maior de todas, que é a cobrança de si mesmos.

Crianças são crianças, pois ainda não desenvolveram todas as suas capacidades motoras, psicomotoras, sociais entre muitas outras, assim é um direito delas se desenvolverem a seu tempo, seja jogando futebol, nadando, fazendo artes marciais, pedalando e principalmente brincando. Neste ponto, vale ressaltar, que a ludicidade das brincadeiras representa uma vital importância no desenvolvimento social da criança, nas quais ela aprenderá a ganhar, perder e cooperar.

Outro aspecto importante do desenvolvimento motor infantil é que com a especialização precoce outras características desse desenvolvimento são negligenciadas, o que pode no futuro fazer falta ao indivíduo, e isso é muito difícil corrigir na idade adulta.

Não estou afirmando que não devemos incentivar quem tem talento, entretanto devemos proporcionar um desenvolvimento completo e não saturar a criança, pois não faltam exemplos de grandes promessas, que ficaram pelo caminho, pois as pressões e as cobranças foram muito fortes.

É importante também deixar claro que algumas modalidades têm por característica o seu aprendizado desde muito jovem, mas nesses casos o mais importante é deixar a criança livre para além da modalidade escolhida fazer outras coisas e o mais importante de tudo que é ser feliz.

Ainda assim...

... o GP do Bahrein de Fórmula 1, foi oficialmente cancelado pelas autoridades do país em função dos protestos da população contra o governo...

... a CBF volta atrás de dá o título de campeão brasileiro de 1987 ao Flamengo, muita água vai rolar ainda...

... o BBB 11 tem a pior audiência de todas as edições até agora. Por que Será?

Comentários

Cibele disse…
Fá, esse é realmente um assunto polêmico. O que eu observo é que desde muito cedo as crianças são obrigadas não apenas a competir, mas a serem "vencedoras". O que os pais chamam de "incentivo", para algumas crianças não passa de uma insuportável "cobrança". O resultado disso serão adultos inseguros, tiranos ou competitivos ao extremo, sem a menor capacidade de empatia ou diversão. Uma pena.
Unknown disse…
Fabricio...esta vai para o Jornal..é claro com todos os créditos rs rs
Nei disse…
Especializão precoce esta provado q é prejudicial a criança como disse a Cibele.....

e o BBB naum da né Fabricio.....só tem mulher feia....kkkkkkk
July disse…
Na minha opinião a criança deve ser livre para escolher o que quer fazer e a hora que quer fazer... ao mesmo tempo, os pais, como responsáveis, devem ser o fator moderador destas escolhas... para evitar problemas futuros...
Muito bom este post, Fá!
Abraço.
Anônimo disse…
é iso e couves
Anônimo disse…
é iso e couves