Hoje é a segunda rodada do Paulistão, como todo o início de temporada a maioria das equipes procura aproveitar o que teve de bom no ano anterior, para minimizar o pouco tempo de treinos. Falarei sobre tática de jogo hoje.
Começarei pelo Corinthians, manteve o mesmo padrão da temporada passada, com uma linha defensiva com quatro jogadores, mais o volante plantado na frente dos zagueiros, mais dois meias que marcam pelas laterais e o ataque com dois jogadores abertos pelas laterais e um centroavante fixo na frente, quando o Ronaldo joga, se ele não joga o sistema para dois atacantes abertos e dois chegando pelo meio. E a filosofia é todos marcarem atrás da linha da bola e fazer pressão para recuperá-la ainda no campo do adversário. Quando tem a posse de bola a valoriza e cadencia o jogo esperando o melhor momento para atacar.
Diferentemente do Santos, que pela característica dos jogadores tem um esquema de jogo mais rápido e dinâmico. O Santos também joga com uma linha de quatro zagueiros, porém com dois volantes leves que saem para o jogo, mais dois meias adiantados e dois atacantes abertos. Como disse, a principal característica do time é a velocidade, seja fazendo a primeira marcação atrás da linha de meio do campo para sair em contra-ataque com muita velocidade, ou com a bola dominada buscando jogadas com passagens pelas laterais ou verticalizando pelo meio, mas sempre em direção ao gol.
Os dois esquemas tem vantagens e desvantagens, e como aprendi nesses meus dezesseis anos de experiência com o futebol, um esquema só funciona em função dos jogadores que tem a sua disposição.
Amanhã falarei de São Paulo e Palmeiras.
Ainda assim...
... em meio a dor da perda, morador da região serrana do Rio tem que se organizar para evitar saques, beira ao surreal...
...Ariadna eliminada do BBB 11 com 49% dos votos...
“O Conhecimento pode ser comunicado e ensinado, mas não a sabedoria”
Herman Hesse – escritor alemão (1877 – 1962)
Comentários