Dando continuidade ao modelo tático empregado pelas quarto grandes equipes do campeonato paulista, falarei hoje do São Paulo e Palmeiras.
O São Paulo possui um sistema defensivo variável, a principio ele pode ser com três zagueiros, dois alas e três no meio, podendo conforme o jogo mudar para uma linha de quatro zagueiros, passando um dos zagueiros de área para a lateral direita. Isso é possível, pois os laterais pela direita são jogadores com capacidade técnica de realizar outras funções. Isso ocorre, pois a equipe tricolor paulista carece de um armador, assim ela desenvolve outras maneiras de municiar o ataque, que também varia entre dois e três atacantes.
O Palmeiras por sua vez também joga com três zagueiros, porém de forma mais tradicional, contando com dois alas, dois volantes um meia de ligação e dois atacantes, mudando para um atacante e dois meias. A principal característica do final do ano passado foi centralizar o jogo buscando a solução das bolas paradas, sendo através de chutes diretos ou levantamentos para a área. Porém no jogo de ontem à noite, a equipe jogou no tradicional 4x4x2, talvez pela saída do Edinho que foi para o Fluminense, mas mesmo assim a equipe precisa de reforços.
O interessante de estudar as táticas do futebol é que a cada jogo existe uma novidade e uma variação, quando uma equipe consegue dominar a outra, de forma determinante para o resultado chamamos de “nó tático”.
Vamos assistir aos próximos jogos e fazer mais análises táticas.
Ainda assim...
...dos quatro grandes, apenas o Corinthians não ganhou, não teve criatividade e organização ofensiva para furar a defesa do Bragantino...
... e falta menos de uma semana para a estréia do time da pré-Libertadores...
“Não vence quem joga melhor, mas quem tem mais cabeça”
Thomas Kock – tenista brasileiro
Comentários