Neste último final de semana, mais precisamente no sábado, nos reunimos mais uma vez para um churrasco. Porém o prato principal da noite não foi a picanha, costela ou carneiro, mas sim o famoso “Eisbein“ ou joelho de porco.
Resolvemos fazê-lo na churrasqueira, mas a preparação começa no dia anterior com o tempero, que é basicamente água, sal, limão e ervas a seu gosto. Após fazer esse “líquido“ injeta-se na carne com um injetor (figura1) e deixa descansar.
figura 1 |
No dia do churrasco faz-se o braseiro, coloca-se o joelho no espeto e põe para assar a uma altura de aproximadamente 50 cm da brasa. O Tempo de cozimento é entre 3 e 4 horas em função do seu braseiro e deve-se sempre virá-lo conforme vai ficando corado.
O segredo: após estar no ponto deve-se fazer com que o couro fique pururuca. Existem várias maneiras de conseguir isso, uma delas é colocar o joelho bem próximo ao fogo, outra é jogar oléo quente sobre o couro (pode ser até a própria gordura do porco), mas nós utiizamos um maçarico, do grande mestre do churrasco Polly.Um pequeno parenteses, muitos aqui da região e do estado não se lembram com saudade do Churrascão Polly, onde tinhamos o capitão, a costela no bafo e outros cortes.
Bem após o pururuca é deixar secar mais um pouco e servir...
Como bom churrasco, acompanha uma bela caipirinha de limão galego, entradas com picles e saladas verdes.
Se alguém for fazer podem me convidar, sem problemas.
Ainda assim...
...falando em boa comida um dos reality shows que mais gosto é o Top Chef, que passa no canal Sony as terças as 22h00...
...é muito legal ver vários chefes criando muitos e diversos pratos e as críticas que sofrem dos jurados...
...mais informações: canal Sony e Bravo TV.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein
Comentários
Q delícia!!!
Bjs
Quem gosta disse que estava MARAVILHOSO!!!!
Eu, particularmente, adorei a picanha!!!!!!!
Abraço!