F 1 - Ultrapassagens


Hoje muito se diz que a Fórmula 1 não produz ultrapassagens como  a alguns anos atrás, com muitos carros trocando de posições, lutas ferrenhas entre vários pilotos, onde valia quase tudo para ganhar um lugar mais a frente.

Neste ano, vão introduzir a asa móvel que permitirá um aumento de velocidade final de reta, a volta do KERS, que também dará uma potencia extra, mas na verdade eu acho que os grandes vilões a dependência demasiada da aerodinâmica e dos circuitos. 

Todos os pilotos dizem que os carros são projetados para terem o seu melhor potencial quando estão com pista livre, e assim quando tem a turbulência de um carro a frente as asas deixam de funcionar, então não conseguem se aproximar e assim realizar a ultrapassagem. Ora para mim é simples, diminua a influência aerodinâmica e aumente a aderência mecânica, aumentando a largura dos carros, limitando a asa dianteira a uma ou no máximo duas aletas.

Os circuitos também tem uma parcela de culpa, pois essas novas pistas, não tem longas retas e curvas que permitam uma aproximação para a manobra de ultrapassagem. Interlagos, Monza, Spa, Silverstone e Montreal são exemplos de pistas que mesmo hoje tem-se muitas ultrapassagens, eu vejo sempre isso em Interlagos.

Um dos grandes nomes da Fórmula 1 no quesito ultrapassagens foi o “Leão” Nigel Mansell, principalmente na época da Willians e o mítico “Red 5” esse vídeo abaixo são de algumas ultrapassagens dele. Curtam.

Ainda assim...

... o Fluminense empatou mais uma em casa e se complicou na Libertadores da América...

... racha no clube dos 13, por dinheiro das tv’s, muita coisa vai acontecer ainda...

... Corinthians, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e Coritiba já saíram do clube...

Comentários

Caio Abreu disse…
Caraca, muito legal o vídeo. Bem que as corridas de hoje poderiam ser assim.