Neste último final de semana à noite fiquei testando mais algumas técnicas fotográficas no período da noite, junto com o Pedro Paulo meu filho mais velho. Utilizei um tripé e uma lente objetiva 28-200 mm.
Primeiramente fiquei fotografando o céu noturno, com diversas velocidades de abertura do obturador da máquina, que nada mais é o tempo de exposição para a entrada de luz, para a captação da imagem.
Na foto abaixo utilizei o tempo de exposição de 1 segundo, é possível observar as estrelas como pontos de luz, principalmente as “Três Marias”, o céu fica escuro na sua cor característica.
Depois com o mesmo enquadramento o tempo de exposição foi de 30 segundos, dá para se observar um número maior de estrelas. Elas aparecem com um pequeno traço, pois é o movimento da terra em 30 segundos, e a cor do céu está mais alaranjado, devido à luminosidade da cidade com as lâmpadas de vapor de sódio.
Aproveitando o site tela de radar, onde podemos observar a rota dos aviões aqui na região de Campinas, ficamos esperando passar algum avião para fotografá-lo. Os aviões que estão rota para Guarulhos podem ser vistos de minha casa, assim que passou um fotografei com um tempo de exposição de 8 segundos, e o resultado foi esse interessante risco com pontos vermelhos e brancos.
Também utilizando o tripé, e um tempo de exposição de 8 segundos, fiquei brincando com uma lanterna e com um lazer, essa técnica é chamada de light painting. Podemos escrever, fazer desenhos e apenas brincar com a luz. Veja o resultado abaixo:
Ainda assim...
... em pesquisa realizada pela revista Playboy, 65% dos leitores querem que Ariadna do BBB 11 pose nua...
... Rafael Nadal recebeu o troféu Laureus, que é o “Oscar” do esporte...
...mais uma mudança nas regras do futsal, todo ano muda. Depois perguntam porque não é esporte olímpico...
“Fazer bons negócios é ver primeiro”
Aristóteles Onassis – magnata grego (1902-1975)
Comentários
quanto ao futsal, infelizmente o pessoal decidiu regredir nas regras. uma pena.
E, quais regras mudaram?? Isso me interessa, afinal, ano que vem estou em campo de novo!! ;)
Abs
Wolney
Realmente fotografar é algo fascinante...
Abraço!